Investir no Funcionários: comprar ou alugar?

Antes de decidir sobre comprar ou alugar um imóvel, é preciso fazer as contas, pesar vantagens e desvantagens e comparar preços para fazer o melhor negócio. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar neste momento tão importante.

1) Uma questão de escolha

Na dúvida sobre comprar ou alugar, a certeza é que não há uma resposta certa para esse dilema. O que é determinante para cada caso é o seu momento de vida e as suas condições financeiras para tomar decisões relevantes, como a compra de um imóvel.

Contudo, cabe ressaltar que o aluguel é a forma economicamente mais vantajosa de morar, pois a faixa de preço do aluguel normalmente é inferior ao custo médio do financiamento. Ou seja, o custo de alugar um imóvel é menor que o custo de alugar o capital (financiamento).

Imóveis alugados não dão a mesma estabilidade física que imóveis próprios. Além disso, comprar dá a possibilidade de reformar e transformar o local de acordo com os seus gostos e desejos. Em contrapartida, o imóvel fica sujeito às oscilações do mercado e à valorização ou desvalorização.

Por outro lado, alugar dá liberdade e flexibilidade para mudar de forma mais rápida e dinâmica. É importante levar em consideração também o seu momento de vida: sua família está crescendo? Você precisará de mais espaço? Você mora sozinho? Por isso, seja cauteloso e dê o próximo passo com segurança.

2) Por que agora?

Desde 2018, o mercado vem apresentando fatores positivos de aquecimento econômico e essa recuperação também foi visível no setor imobiliário. Nos últimos meses, a queda na taxa de juros básicos da economia, a Selic, e a redução dos juros por diversos bancos, como o caso da Caixa Econômica Federal movimentaram o mercado, tornando os preços dos imóveis e as condições de financiamento mais atrativos. 

3) Por que no Funcionários?

O bairro é um dos mais tradicionais, modernos e movimentados da cidade. Diversidade, cultura, bares, casas de shows e restaurantes são a marca da região, que é considerada o coração da capital mineira. O bairro apresenta muitos imóveis de alto padrão e tem o segundo metro quadrado mais valorizado de Belo Horizonte.

Por esses motivos, o Funcionários é um ótimo lugar para morar e uma excelente oportunidade de investimento.